Yodel!

Na técnica vocal, nossa voz é dividida em “registros”, que são as diferentes maneiras de produzir o som ao cantar. Para formas diferentes de produção de som, o cantor atinge timbres e tessituras diferentes. Em alguns registros é possível conseguir notas muito mais agudas que na voz “normal”, como é o caso do falsete.

O yodel é uma técnica de canto que consiste na troca rápida de registro vocal, indo do registro “de peito” para o registro “falsete” (ou falsetto), criando uma alternância rápida entre nota grave/nota aguda.

Como o falsete permite ao cantor atingir notas mais agudas do que nos outros registros, ao fazer essa troca rápida entre “regiões” de voz, o cantor consegue inserir, no meio de uma frase musical, algumas notas muito mais agudas se comparadas às outras da frase, criando desenhos muito ricos e que seriam impossíveis de ser feitos apenas em um registro vocal.

Agora, o mais interessante é como essa técnica é utilizada de maneiras diferentes ao redor do mundo. Vejam que curioso como culturas tão distintas podem se tocar em alguns momentos. Eu sou um grande fã de yodel!

Franzl Lang

Baka People

Wikipedia (Baka People)

Mais:

Alguns cantores de música Pop também fazem uso da técnica, apesar de o fazerem de maneira muito mais simples. É o caso de Bono Voz, John Mayer e outros. É só prestar atenção às gravações!

E aqui o verbete explicando o que é o falsete no Wikipedia. Infelizmente, o verbete em português é muito pobre, então aí vai a versão em inglês.

Falsetto


Leave a Reply

Your email address will not be published.