O melhor disco de guitarra de todos os tempos

Ah…nada como um título chamativo!

Obviamente, irei falar algo sobre o MEU disco favorito dentre os milhares lançados por guitarristas. Explico também o porque da escolha…trata-se do SENSACIONAL álbum de Jeff Beck chamado Wired, lançado em 1976.

1976

Informações e créditos para o disco você pode encontrar AQUI

O que eu quero chamar atenção de VOCÊ, guitarrista estudante, é para a prioridade dada à música. Sim, música, essa coisa que parece ficar esquecida de vez em quando, enquanto praticamos escalas, arpejos…nem de longe defendo músicos que têm uma técnica ruim, mas a questão é: o que você irá dizer com sua técnica?

Pra mim, este disco é um exemplo constante a ser seguido por todo “guitarrista-músico”. Na verdade, o título “…disco de guitarrista…” é uma provocação. Me refiro aos discos onde só se ouve guitarra, solos de guitarra, introduções de guitarra, riffs de guitarra, fotos de guitarra…
Nem sei porque se dão ao trabalho de pagar o cachê do baterista e do baixista, já que eles mal aparecem!

No caso de Wired, o disco é de música, e não de guitarra!!! Você não entendeu? Então precisa ouvir!
Existem dezenas de outros bons discos solo de outros guitarristas que poderiam servir de exemplo, mas pra mim este é o melhor (questão de opinião).
Sempre faço questão que meus alunos ouçam e, mesmo que não gostem, possam apreciar o bom gosto da banda que gravou esta obra prima!

Deixo aqui um link de exemplo, com o vídeo da minha favorita do disco, Come Dancing. Reparem como a guitarra é econômica nos primeiros minutos de música, com Jeff Beck sendo apenas um coadjuvante. Até que entra o primeiro solo…aí, já viu. Não conhecia? Ouça!!!


Leave a Reply

Your email address will not be published.